FANDOM


Tyler Stout-Mondo-Akira

Neo Tokyo vai E-X-P-L-O-D-I-R

SumárioEditar

Akira (アキラ) é um mangá japonês. Criado por Katsuhiro Otomo, é considerado um clássico do estilo cyberpunk (mesmo que o género ainda não tivesse chegado ao país quando Akira começou a ser publicado). Acabou dando origem a um longa-metragem de animação com o mesmo nome, lançada em 1988, que também tem roteiro e arte de Katsuhiro Otomo.

Akira, gira em torno da ideia básica de indivíduos com poderes sobre-humanos, em particular as capacidades psicocinéticas, mas grande parte da história não se concentra apenas nestas capacidades, mas sobretudo nas pessoas envolvidas, problemas sociais e políticos. O comentário social não é particularmente profundo ou filosófico, mas sobretudo um olhar crítico sobre a alienação da juventude, a ineficiência e corrupção do governo, o cientificismo, isto é, a insensibilidade científica e sua subjugação aos interesses do poder, e um sistema militarizado, desagradado com os compromissos da sociedade moderna. Enxerga-se na obra também uma forte e distinta presença da ameaça atômica no imaginário japonês e, em sentido global, da ilusão humana de seu controle; outros pontos, como a representação de Akira dentro da obra se constituir como fruto de uma mentalidade holística intrínseca à constituição da episteme oriental, também podem ser observados, porém com menos nitidez.

No manga, Akira é um personagem que surge apenas no segundo volume, enquanto que no filme, Akira foi dissecado para pesquisa e os seus restos mortais permanecem armazenados em crioconservação por baixo do Estádio Olímpico de Tóquio. Esta mudança tem um efeito dramático sobre a história. No manga, Akira e Tetsuo aliam-se e depois Akira destrói Neo-Tóquio. O manga tem muitas diferenças em relação ao filme, mas o resultado é o mesmo em ambos.

Poder do VersoEditar

O mangá tem principalmente personagens nível de rua, com armas de destruição em massa que pode devastar grandes áreas. As bombas nucleares existem neste mundo, mas os seres com as maiores potências são Akira e Tetsuo. O poder de Tetsuo cresce de nível atlético para finalmente universal no final do mangá quando ele se torna um ser abstrato universal. Seu poder final é comparável a Akira, resultando em dois seres universais poderes mentais estranhos. O poder de Tetsuo não é realmente físico (socos ou chutes), mas sim telecinese, teletransporte e uma série de outras habilidades mentais. Neste verso, existem vários personagens que têm poderes de Esper como telecinese, teletransporte e telepatia. Alguns têm crescido de tal forma que meramente usá-los em pequena quantidade (como experimentar um choque traumatico ou ficar irritado) resulta em dano colossal (como visto quando Akira, no incidente da morte de seu amigo, Takashi, recebe um choque mental que destrói uma grande parte de Tóquio). Tetsuo, no mangá, também destrói uma parte da lua casualmente quando Akira ordena, mostrando novamente o poder dos telecinéticos. Em termos de velocidade, logo após obter algum controle sobre seus poderes, Tetsuo é visto ser capaz de reagir a feixes de luz. Mas as velocidades dos níveis Alto e Deus são desconhecidas. As camadas médias tendem a ser apenas de pico a sobre-humano.

No filme no entanto, Tetsuo permanece relativamente baixo em seu poder, e no final é envolvido em uma explosão de tamanho da cidade e, em seguida, de repente salta ao nível universal de poder no final do filme (porque o final foi altamente condensado em comparação para o mangá).

PersonagensEditar

Nível Deus

  • Akira
  • Tetsuo Shima

Nível Alto

  • Masaru
  • Lady Miyako
  • Kei (Com o poder dos outros esperes)
  • Takeshi

Nível Médio

  • Kiyoko
  • Chiyoko
  • Coronel Shikishima

Nível Baixo

  • Shotaro Kaneda
  • Kaisuke
  • Yamagata

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.