FANDOM

DefiniçãoEditar

Canonicidade é a característica daquilo que é canônico, ou seja, algo que possui veracidade e autenticidade. Em obras fictícias, a canonicidade se define, na maioria dos casos, como o trabalho original do autor em uma determinada série, que define a linha cronológica principal e válida da mesma.

O cânone de uma determinada série geralmente varia com as mídias as quais elas são lançadas. Em grande parte dos mangás, o cânone se define como todo o trabalho original do autor, excluindo obras paralelas feitas por outros autores, mas que tem como base a mesma série ou adaptações para animes, filmes, jogos, etc. Esses preceitos também é válido para obras japonesas lançadas originalmente em outras mídias, como Light Novels, Visual Novels e Animes. Obviamente, a mídia original não restringe a série a ter seu cânone apenas nela. Informações oficiais que canonizam adaptações são completamente válidas, bem como informações dentro da obra original que fazem referência a acontecimentos abordados exclusivamente nas adaptações tornam os mesmos acontecimentos válidos para a linha original. Porém, uma determinada parte da adaptação referenciada na obra original não canoniza a adaptação como um todo, em parte dos casos.

Já se formos considerar coisas como histórias em quadrinhos lançadas por editoras como a Marvel, DC, etc, possuímos em vários dos casos o conceito sobre um multiverso, onde histórias paralelas ao universo original e principal da editora nada mais são do que um universo alternativo da mesma, onde certos detalhes da história são alterados. O canônico considerado é o que ocorre no universo principal e os universos paralelos possuem a sua própria cronologia separada.

Obras como jogos eletrônicos possuem particularidades entre si que geralmente é difícil padronizar um cânone para os mesmos.

De qualquer forma, o que é considerado cânone para uma série nesta wiki será o trabalho original da série, excluindo histórias paralelas que não foram confirmadas como fazendo parte da mesma cronologia da série original. Obviamente, isso não impede a criação de páginas sobre personagens não-canônicos de uma determinada obra.

NotasEditar

  1. De certa forma, podemos considerar que toda obra paralela a original possui a sua própria “canonicidade” exclusiva, que não se converge com a da série principal. Basicamente, isso se define por toda a série de acontecimentos que acontecem na linha cronológica dessa obra não-canônica.

Também no FANDOM

Wiki aleatória