FANDOM

Dc comics digital collage by kaaaaatethegrrrrreat-d6qpd70

Vertigo logo

Sumário Editar

A DC Entertainment (DC Comics) é uma editora norte-americana de histórias em quadrinhos e mídias relacionadas, sendo considerada uma das maiores companhias, ligadas a este ramo no mundo. A empresa é subsidiária da companhia Time Warner e detém a propriedade intelectual de muitos dos mais famosos personagens de quadrinhos daquele país, como Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Aquaman, Arqueiro Verde, Asa Noturna, Caçador de Marte, Shazam e seus grupos como Liga da Justiça da América, Sociedade da Justiça da América, Novos Titãs, Renegados, Aves de Rapina, Patrulha do Destino, Legião dos Super-Heróis, All-Star Squadron, entre outros. Por décadas a DC tem sido uma das maiores companhias de quadrinhos daquele país. Originalmente, a companhia era conhecida como National Comics e com o tempo passou a adotar a sigla "DC" que originalmente se referia a Detective Comics, uma de suas revistas mais vendidas (a qual é publicada até hoje e apresenta histórias do Batman).

A empresa atual é uma amálgama de várias companhias. National Allied Publications foi fundada por Major Malcolm Wheeler-Nicholson em 1934 para publicar More Fun Comics/Fun: The Big Comic Magazine #1 (Fev. 1935), mais tarde conhecida como New Fun e More Fun. A primeira revista em quadrinhos com mais quadrinhos originais do reprints de tiras de jornais, tinha o formato tabloide e 36 páginas. No sexto número houve o debut de Jerry Siegel e Joe Shuster, os futuros criadores do Superman que iniciaram sua carreira com o mosqueteiro "Henri Duval" e sob pseudônimo de "Leger e Reuths", as aventuras do combatente sobrenatural do crime Dr. Oculto.

Wheeler-Nicholson criou uma segunda revista, New Comics, que estreou em dezembro de 1935.

O terceiro e último título foi Detective Comics, com premiere em março de 1937. Era uma série de antologias que se tornou uma sensação quando introduziu Batman no número 27 (maio/1939). Porém, a esta altura, Wheeler-Nicholson já encerrara sua participação na empresa. Em 1937 de modo a honrar compromissos, Wheeler-Nicholson aceitou Harry Donenfeld como sócio, formando a Detective Comics, Inc., juntos com Jack S. Liebowitz. Como suas dívidas continuavam, Wheeler-Nicholson foi obrigado a sair da empresa.

Pouco tempo foi a National Allied Publications publicou aquele que pode ser considerado seu quarto título Action Comics, que trouxe a estreia do Superman, um personagem que Wheeler-Nicholson não esteve diretamente envolvido, e o editor Vin Sullian escolheu para iniciar a série, o título se tornou célebre por iniciar a Era de Ouro dos Quadrinhos americanos. National Allied Publication e Detective Comics, Inc., claramente duas companhias com os mesmos donos (ainda que com cotas acionárias distintas) se fundiram em National Comics, em 1944. A National ainda absorveu a All-American Publications empresa de Maxwell Gaines eJack Liebowitz.

Apesar do nome oficial ser National Comics e National Periodical Publications, o logo "Superman-DC" foi usado na linha, e a empresa era coloquialmente conhecida como DC Comics, por anos antes da adoção oficial do nome.

Poder do UniversoEditar

A DC Comics é um dos universos mais poderosos da ficção, possuindo dezenas de seres cósmicos de nível multiversal-hyperversal, a mid-tiers com potências de ataque estrela anã a Sistema Solar. Dezenas de personagens construção pequena (Ex: Batman, Batwoman, Azrael) possuem velocidades de reação que variam entre sub-sônica e super-sônica. Pesos pesados como Superman, Mulher Maravilha e Laterna Verde possuem variadas habilidades exóticas e perfeitas para ocasiões de combate, potência de ataque pelo menos nível Sistema Solar, e movimento e reação MFTL.

O multiverso DC também conta com variadas entidades que estão acima do plano tridimensional, como Mister Mxyzptlk, um duende da 5° dimensão que pode alterar e destruir todo o multiverso DC (Claro, se não houver nenhum interferência de uma entidade maior). No entanto, eles não se limitam a 5-D, podendo superar até mesmo 11-Dimensões, caso de CAS (Cosmic Armor Superman), que vive no Monitor Space, acima de todo o multiverso DC.

Esse universo fictício é também um dos únicos que se baseiam em uma teoria real para formar sua realidade. De acordo com Grant Morrison , o escritor que mapeou e definiu o multiverso DC nos eventos "Crise Final" e "Multiversidade", sua estrutura é baseada na teoria das cordas de 11 dimensões espaciais. O que basicamente torna todos os personagens que possam destruir seu multiverso, 11-Dimensionais.

Os mais poderosos personagens da Editora, como Lúcifer, Miguel e a Presença transcendem o poder de seres com infinitas dimensões geométricas, os colocando em pelo menos um nível Hiperversal.

PersonagensEditar

Pré-Crise Editar

Personagens de desde o começo da criação da DC até 1986, onde a editora sofre um reboot (reseta o universo) em Crise nas Infinitas Terras.

Heróis e Anti-HeróisEditar

VilõesEditar

Pós-Crise Editar

Após o evento Crise nas Infinitas Terras, onde os personagens foram drasticamente reduzidos.

Heróis e Anti-HeróisEditar

VilõesEditar

Entidades Cósmicas Editar

Seres de Dimensões superiores Editar

Os Novos 52 Editar

Heróis e Anti-HeróisEditar

Vertigo Editar

DeusesEditar

AnjosEditar

PerpétuosEditar

Heróis e Anti-HeróisEditar

OutrosEditar

Iniciar uma Discussão Discussões sobre DC Comics