FANDOM

Devilman - Clássico

Shin Devilman

Devilman Séries

Neo Devilman

Amon - The Darkside Devilman

Devilman Mokushiroku - Strange Days

Akuma Kishi

Devilman Saga

SumárioEditar

Originalmente apresentando como um mangá de 5 volumes, lançado em 1972 por Go Nagai, Devilman é um mangá desenvolvido a partir de "Demon Lord Dante" (trabalho anterior de Nagai). Após a produtora Toei Animation ter convencido Nagai a fazer de "Dante" um anime. Os produtores quiseram algumas modificações para que deixassem o anti-herói com feições mais humanas. Devilman surge como um resultado dessas alterações.

Devilman 02
Apesar de ter trabalhado diretamente no roteiro do anime, cerca de um mês antes de sua estréia, Go Nagai criou o mangá Devilman, porém este, diferente do anime voltado ao público infantil, foi uma série mais madura e assustadora. Nesse sentido, o tom do mangá de Devilman era mais próximo ao "Demon Lord Dante" (embora tenha semelhanças com Dante, Devilman é definido como uma obra separada), que do próprio anime de Devilman.

Os elementos de terror, violência extrema e uma complexa história apocalíptica fez da série um sucesso instantâneo. Graças a isso, a série se expandiu e agregou diferentes mídias ao universo, tendo mais de 40 mangás publicados relacionados ao série. Devilman também conta com um grande número de crossovers e outras adaptações para anime.

Num artigo publicado 3 décadas depois do lançamento do primeiro Devilman, Go Nagai comenta que criou o mangá como um trabalho anti-guerra. De acordo com ele, a fusão de humanos e demônios seria uma analogia aos exércitos; e a morte de Miki um paralelo à morte da paz: "Não há justiça na guerra, em qualquer guerra", e acrescenta "também não há justificação para seres humanos serem mortos por outros seres humanos".

Devilman carrega uma mensagem de advertência, como um passo em direção a um futuro menos sombrio.

Cronologia, Spin-off's e Crossovers Editar

Devido ao grande sucesso da série original de Devilman, a obra expandiu-se para outras mídias, assim como animes, light novels, live-action, jogos, etc. A obra aborda diferentes universos paralelos, assim como diferentes linhas do tempo, de forma que torna muito difícil definir sua linha do tempo principal. Para maiores informações e detalhes, segue uma lista com todas as obras do universo: "Devilman: Obras e Derivados".

Uma vez que o próprio Nagai não fala frequentemente a respeito da canonicidade das obras, também é extremamente difícil desenhar um paralelo entre elas. Como efeito disso, Violence Jack foi considerado durante anos a sequência cânon de Devilman, até o lançamento de Devilman Lady em 1997, sendo posteriormente classificada como a sequela direta da obra.

Série Principal:Editar

Devilman mangá clássico
Devilman conta a história de um adolescente chamado Akira Fudo, que, num primeiro momento é muito tímido, modesto e gentil, sempre evitando se meter em conflitos. Quando seus pais se perdem em uma viagem de trabalho ao Ártico, ele vai para a casa de sua amiga de infância, Miki Makimura e sua família. Miki é uma garota durona, inteligente, independente, que ama Akira, mas que deseja que ele seja mais firme e ativo quando é confrontado por outros, o que a deixa frustrada muitas vezes.

Até que um dia, Ryou Asuka, o melhor amigo de Akira pede um favor que acaba por mudar completamente sua vida. O pai de Ryou havia descoberto a existência de demônios ao encontrar uma máscara numa escavação de uma ruína de um templo Maya. Acontece que a máscara é uma caveira fossilizada de um demônio e, ao ser colocada no rosto, tem o poder de mostrar àquele que a veste uma visão do mundo na época em que os demônios reinavam. Ryou mostra a máscara a Akira e conta a respeito da volta desses demônios à vida. O garoto, então, fica sabendo do plano de Ryou: "Para lutar com um demônio, é preciso se tornar um demônio".

Os demônios tem a capacidade de encarnar e controlar os humanos. Apesar disso, Ryou acredita que pessoas como Akira, quando dominados pelos demônios, podem controlá-los e aproveitar seus poderes pelo fato de serem pessoas de coração puro. Ryou, então, leva Akira a uma discoteca e se mete em uma briga, de modo a chamar a atenção dos demônios para o local. Os demônios encarnam em algumas pessoas que estão prestes a brigar com Ryou e Akira, até que Amon, um dos demônios mais poderosos, tenta encarnar em Akira. Com a possessão, Akira consegue conter Amon e fazer uso de seus poderes, para assim tornar-se Devilman.

Shin Devilman

A história começa com Akira e Ryou sendo misteriosamente enviados no tempo. Posteriormente eles descobrem que foram enviados no tempo para deter os demônios de mudar a história da humanidade, sendo assim enviados há diferentes épocas e lugares. Obs: Os eventos de Shin Devilman se encaixam após o volume 02 de Devilman.

Devilman Lady 505
Fudou Jun é uma professora do colegial que fez uma viagem com um grupo de estudantes. Enquanto estava lá, um grupo de lutadores que estavam nas proximidades desenvolvem um estranho interesse pelas meninas. Esses homens são na verdade bestas e depois de mudar para sua forma verdadeira, eles entram na pousada para estuprar as meninas. Um deles pega Jun para violá-la. Frente ao desespero, medo e ódio, ela sente sua alma dilacerada e se transforma em Devilman Lady. Com poderes e força recém descobertos, ela mata todas as bestas e protege as meninas de qualquer outro dano. O que são essas bestas e por que ela se transformou em um híbrido? O que isso significa para ela e para o resto da humanidade?

Devilman Lady apesar de apresentar uma nova história e protagonista, é a continuação oficial dos eventos de Devilman, que sucedem após a destruição do mundo.

Neo Devilman vol. 01
Uma coleção de história escritas por diversos autores baseadas no universo de Devilman. Algumas sobre Devilman e sua mitologia, outras, histórias separadas que não envolvem Devilman mas acontecem ao mesmo tempo que os eventos no mangá original.

Amon - The Darkside
O medo corre a solta por toda Tokyo, com a revelação de que os demônios de fato existem entre nós. Paranoia e o lado mais sombrio da humanidade ferve nas ruas, como as pessoas se voltam uns contra os outros, suspeitando que alguém poderia de fato ser um demônio escondido na "pele" de humano. Em meio às crescentes tensões, a tragédia atinge Akira fazendo sua mente recuar em seu subconsciente, permitindo que o seu diabólico alter-ego, Amon, se liberte da gaiola de carne e cause estragos em ambos lados, demônios e humanos.

Amon é "história nativa" de Devilman, porém essa não é uma prequel ou sequela dos eventos de Devilman, se não um loop infinito, criado por Deus.

Strange Days
A história segue os membros da banda de rock amador, The Flyers, durante o tempo após a formação do Exército Devilmen e a batalha final entre Akira e Satan. Seus relacionamentos, bem como as lutas que enfrentam fazem com que o grupo se separe e escolham um lado, até o momento da guerra Demônis e Devilmens.

É apresentando como uma história secundária de Amon, sendo assim um spin-off que decorre dentro do loop de Deus.

AK
No antigo passado da Terra, o ser chamado Deus estabeleceu seu domínio. Assistindo a Terra em seu lugar está o príncipe Lúcifer, que é ajudado por seus Cavaleiros, Amon e Sirene. A terra é habitada por clãs de várias pessoas, incluindo os outros seres e o povo do Paraíso como Deus tinha determinado.

Logo os demônios aparecem de uma cordilheira, obrigando os Cavaleiros e o Príncipe partiram para à combatê-los. Lutando contra os demônios, o grupo encontra uma jovem do povo do paraíso chamado Yuria e Urga, um teriantrope. Lúcifer explica que os próprios demônios foram experimentos genéticos falhados há muito tempo que foram selados dentro da montanha. A habilidade mais terrível que os demônios possuíam era a capacidade de fundir. Isso lhes deu grande poder, mas também os transformou em monstros horríveis.

Saga, Devilman
Em 2025, um roboticista chamado Yuki Fudo junta-se a um projeto envolvendo um grande mural retratando o verdadeiro passado da humanidade, bem como a tecnologia antiga mas avançada encontrada na Antártica, descoberta pela empresa como Demon Armor. Ele inicialmente assumi o cargo porque sua empresa, Robot Dream, está atualmente à beira da falência. No trabalho, ele encontra Tsubasa Shiranui uma pilota.

Ele também conhece um importante acionista de Le Phare, Ryo Asuka, uma pessoa intersexual que Yuki aparentemente conheceu há muitos anos como uma criança, quando ele estava sendo criado como um garoto. Através de uma série de eventos, a Demon Armor é ligada e muitas vezes dominada por determinados indivíduos. Isto inclui Tsubasa, sendo ligada a Sirene e Yuki, por sua vez, ligando-se à armadura de Amon, gradualmente aprendendo a comprometer-se com o antigo demônio, a fim de parar as ameaças definidas a partir da Demon Armor. Enquanto isso, no Japão, a esposa de Yuki, Miki, investiga o misterioso robô-bomba suicida supostamente criado por terroristas. Entretanto, os eventos estão interconectados e continuam se expandindo em escala global.

Poderes do versoEditar

Devilman 01

O poder dentro do universo de Devilman oscila consideravelmente devido ao grande período de duração da série, somado as capacidades novas adicionadas por outros autores em universos paralelos. A obra original não demonstra grandes níveis de poderes ou habilidades, porém os níveis de poderes aumentam drasticamente com as sequelas, tendo feitos de velocidade entre supersônico a infrarrelativísticos, junto a reações na velocidade da luz e a capacidade de alcançar velocidades imensuráveis via hax. Os níveis de poderes vão desde nível edifício até ataques em escala planetária e desconhecida.

Habilidades como o uso de manipulação do tempo, espaço e realidade tornam-se mais frequentes dentro da obra. O uso de geometria dimensional também é abordado e aprofundado dentro da série com o decorrer dos anos, com Deus sendo uma possível entidade 5D e com os demônios sendo confirmados originalmente como entidades 4D.

Personagens: Editar

Devilman Ovas: Editar

Devilman Mokushiroku:Editar

Devilman vs Hades:Editar

Cyborg 009 vs Devilman:Editar

GaleriaEditar

Devilman - Light It Up (Anthem)05:52

Devilman - Light It Up (Anthem)

Devilman Super Charger Heaven-150540831604:07

Devilman Super Charger Heaven-1505408316