FANDOM

Dimensions

Introdução

Dimensionalidade é um de nossos padrões de classificação hierárquica, baseado no conceito de dimensão na física e na geometria.

Na geometria, cada dimensão é um eixo direcional imaginário no espaço. No caso de multiplas dimensões, cada eixo é sempre perpendicular ao outro.

Esse conceito está presente na geometria desde Euclides, em sua geometria, onde está estabelecido o espaço euclidiano que abrange qualquer espaço dimensionalmente finito. Euclides trabalhou com a segunda e terceira dimensões, que é o limite que nossa percepção pode compreender. Séculos depois, o matemático David Hilbert criou o conceito de Espaço de Hilbert, que é uma generalização do espaço euclidiano que não se restringe a um número finito de dimensões.

Desde que na dimensão que o espaço não possui, o seu eixo é igual a zero, assumimos que qualquer número dimensional superior é superior ao infinito em relação à dimensão inferior. O livro Planolândia: Um Romance de Muitas Dimensões[1], de Edwin A. Abbott, esclarece como isso funciona.

Dimensões Omissas

A maioria das obras conhecidas não menciona um nível dimensional ou quantidade de dimensões existente, ou mesmo menciona a existência das dimensões. Isso não muda nada de forma drástica, pois na maioria dos casos pode ser identificada.

Caso não tenha sido mencionado nada disso, você vai julgar pelas características dele. Sem quaisquer menções, é impossível identificar qualquer dimensão diferente de 1D, 2D, 3D ou 4D.

Lembre-se porém que isso não é um padrão absoluto. Em alguns casos um ser pode não ter sido mencionado com um nível dimensional (em caso de seres que transcendem o espaço-tempo), mas podem ser apontados para transcender determinada dimensão.

Dimensões Adicionais

Na maioria das vezes, dimensões maiores/menores só podem ser identificadas por menções. Apesar disso, uma dimensão maior/menor também pode ser identificada pela menção de teorias que usam dela (tais como a Teoria-M e a Teoria das Cordas).

Nesses casos, a quantidade na obra em questão pode ser identificada com o número de dimensões determinado pela teoria. Isso porém não qualifica a capacidade destrutiva e nível dimensional de todos os personagens da tal.

Aplicações

Quando for fazer um perfil de personagem, ponha a quantidade de dimensões em que ele reside na parte do Dimensionalidade, e a capacidade dele segundo o que ele destrói na própria dimensão na Hierarquia e Ataque. Isso vai servir para identificar a capacidade real dele.

Exemplo: Se ele existir em três dimensões, ponha 3D, se ele existir em dez dimensões ponha 10D, se ele existir em quinhentas e sete dimensões ponha 507D, se ele existir em infinitas dimensões ponha Infinito, se ele transcende o conceito de dimensão (restrito à Camada 1-A e acima) ponha Inaplicável, e se para ele/a obra dele não usa do conceito dimensional como classificação por camadas (o que é algo muito raro), ponha como Indefinível.

Na primeira parte do perfil em Poderes e Características (Camada), a classificação por dimensão segue uma ordem Δ-YZ, sendo Δ o número de dimensões e YZ a categoria. Como exemplo de aplicação, um universal 4D ficaria em 4-2A, um planetário 3D ficaria como 3-3C, um infinito de infinitas dimensões, seria um Alto \infty-1B. Substitua portanto o Δ pelo número de dimensões geométricas.

Em Resistência e Ataque, ponha na primeira parte do parêntese quantas dimensões ele possui enquanto tem essa potência. Por exemplo, se ele destrói um universo 4D, ponha "Universal (4D; Destruiu um contínuo espaço-tempo)". Se ele destrói um Multiverso 16D, ponha "Multiversal (16D. Destruiu um multiverso de dezesseis dimensões)". Vale lembrar que esse é um exemplo, a explicação é definida pelo seu feito ou escala.

Observações

  • É importante destacar existir em uma dimensão não o torna capaz de destruir a totalidade dela, e portanto, o fato de um ser "habitar a quarta dimensão" não é suficiente para qualificá-lo pela hierarquia caso a capacidade dele na quarta dimensão não tenha sido revelada. Lembre-se que você não vai por ele como "infinito" por que ele é 4D, pois ele só é infinito em relação aos 3D e ser infinito para os 3D não influencia em nada, uma vez que se ele é 4D vai ser comparado apenas com os 4D, e não com os 3D. Apesar de na maioria das obras o número de personagens tridimensionais desenvolvidos ser muito maior que os de outras dimensões, isso não significa que a terceira dimensão deva ser o centro da hierarquia.
  • Lembre-se que independente da obra utilizar ou não a dimensionalidade, transcender a totalidade das dimensões ainda é infinitamente acima de um ser que existe dentro do tempo-espaço. Assim, só use o Indefinível caso a obra dele use mas ele não transcenda. Todos da Camada 1-A tem Dimensionalidade inaplicável.
  • Tente ao máximo possível providenciar scans, links, imagens, fontes ou explicações que justifiquem o nível dimensional do personagem que fizer o perfil.

Perguntas possíveis

  1. E se eu me deparar com um personagem cujo número de dimensões corresponde a 10.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000, como eu faço pra não deixar essa parte gigantesca?

Resposta: Em caso de números de dimensões exageradamente altos, utilize notação científica para reduzir o tamanho. Isso seria 10 elevado ao número de zeros que o número possui. Por exemplo, 10.000.000.000.000.000.000.000.000 tem 25 zeros, se ele destrói um Multiverso de 10.000.000.000.000.000.000.000.000 dimensões, ficaria como 1025-1B. Em caso de números que não sejam um seguido de zeros, (Exemplo: 9.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000, que é o nove seguido de 48 zeros), ponha o equivalente com 10 e multiplique pelo primeiro número (no caso usado como exemplo, ficaria como 9×1048-1B). Números exagerados são raramente usados em dimensões geométricas, portanto as chances de você encontrar um personagem desse nível se aproximam de 0.

Referências

  1. ABBOTT, Edwin A.. Planolândia: Um Romance de Muitas Dimensões. Conrad Editora (Tradução de Leila de Souza Mendes), 2002. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxzaXRlYmFyaWNlbnRyb2RhbWVudGV8Z3g6NzQ3YWZhZDZmNTg2NDM5Nw

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Dimensionalidade