FANDOM


HPP

Sumário

Harry Potter é uma série de sete livros de fantasia, escrita pela autora britânica J.K.Rowling (Joanne Kathleen Rowling). A série narra a história do jovem Harry James Potter (na versão traduzida "Harry Tiago Potter"), filho de Lilian Evans e  James (ou "Tiago") Potter. Harry descobre, com a inesperada visita de um meio-gigante chamado Hagrid, que ele na verdade é um bruxo e que recebera desde seu nascimento uma vaga especial na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry Potter, o menino que sobreviveu, começaria então sua jornada pelo mundo da magia.

A série de livros foi originalmente impressa em inglês por duas grandes editoras, a Bloombury do Reino unido e a Scholastic Press dos Estados Unidos. Desde então, a série já foi publicada por muitas editoras ao redor de todo o mundo. No Brasil, a editora é a Rocco.

Os livros tiveram uma adaptação para uma série de oito filmes feita pela Warner Bros. Pictu'res. Essa adaptação se tornou uma das séries cinematográficas mais assistidas da história. Tamanho sucesso fez com que a marca Harry Potter chegasse a valer 15 bilhões de dólares. Foram feito jogos também, a maioria desenvolvida pela EA, mas estes apenas repetem os eventos dos filmes.

O arco principal da história fala da batalha contra "Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado", um temível bruxo das trevas que tem como objetivo conquistar a imortalidade, dominar o mundo bruxo, destruir os "trouxas" (termo dado aos não-bruxos) e matar todos os que se opuserem a ele, principalmente o menino Potter, o qual ele considera seu inimigo e maior rival. 

Cronologia

Harry Potter é composto por 7 livros, que caracterizam a história principal; alguns spin-offs, os quais não têm grande relevância na história; 8 filmes à respeito da trama principal e 1 filme como adaptação do livro Animais Fantásticos e Onde Habitam (parte de uma série que ainda está por vir).

Livros

  1. Harry Potter e a Pedra Filosofal 
  2. Harry Potter e a Câmara Secreta
  3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
  4. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  5. Harry Potter e a Ordem da Fênix
  6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe
  7. Harry Potter e as Relíquias da Morte
  8. Animais Fantásticos e Onde Habitam (cópia do exemplar do livro didático de Harry Potter)
  9. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Filmes

  1. Animais Fantásticos e Onde Habitam
  2. Animais Fantásticos e Onde Habitam 2 (2018)
  3. Animais Fantásticos e Onde Habitam 3 (2020)
  4. Animais Fantásticos e Onde Habitam 4 (2022)
  5. Animais Fantásticos e Onde Habitam 5 (2024)
  6. Harry Potter e a Pedra Filosofal
  7. Harry Potter e a Câmara Secreta
  8. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
  9. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  10. Harry Potter e a Ordem da Fênix
  11. Harry Potter e o Enigma do Príncipe
  12. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte Um
  13. Harry Potter e as Relíquias da Morte -  Parte Dois

Terminologia

Horcruxes de voldemort

Uma horcrux é um objeto criado por meio de magia das trevas, o qual é utilizado como esconderijo para um pedaço da alma do bruxo que a criou. Para fazer uma horcrux, é necessário quebrar a alma, através do assassinato. Essa forma de magia serve como um "seguro de vida", concedendo a quem a utilize a imortalidade. Mesmo que seu corpo seja atacado ou mutilado, sua alma não poderá partir, pois um pedaço dela permanece preso à Terra.

Relíquias

As Relíquias da Morte são três itens de poder descomunal, criados pela própria Morte. São eles: A Pedra da Ressurreição (que permite ao portador trazer de volta os espíritos dos que partiram); a Capa da Invisibilidade (que dispensa explicações) e a Varinha das Varinhas (a mais poderosa varinha já criada, dita como impossível de se derrotar em confronto direto). Juntas, fazem do dono o Senhor da Morte.

Varinha

A varinha é o objeto mais importante para um bruxo (que é escolhido pela varinha, e não o contrário). Ela canaliza seus poderes mágicos e é através dela que eles podem fazer magia. Sem ela, um bruxo encontra-se quase impossibilitado de fazer magia, embora os mais poderosos sejam capaz de efetuá-la sem a ajuda de uma varinha.

Vassouras

Vassouras são utilizadas pelos bruxos como um meio de locomoção, e também como meios esportivos, através do quadribol. Sem uma vassoura ou outro auxílio externo (como criaturas aladas), um bruxo não é capaz de voar (as únicas exceções conhecidas a essa regra são Severo Snape e Lord Voldemort). Vassouras famosas são a Nimbus 2000 e a Firebolt.

Poder deste verso

O poder em Harry Potter é consideravelmente "equilibrado" (embora os trouxas não sejam levados em consideração, já que são meros humanos). Bruxos possuem vários níveis diferentes de poder, vide que alguns são meros iniciantes e outros mestres de altíssimo nível. As criaturas também tem poder considerável, como os dementadores, pássaros-trovão, e afins, mas geralmente os bruxos de mais alto nível são capazes de sobrepujá-los com facilidade.

O universo não demonstra grandes níveis de poder quando comparado a outros. Os mais poderosos costumam ser capazes de destruir uma cidade enquanto os mais fracos costumam ter poder para destruir casas ou edifícios facilmente. As criaturas possuem aproximadamente o mesmo nível dos bruxos mais poderosos.

Bruxos possuem resistência sobre-humana, capazes de sobreviver a graves ferimentos. Esta mesma costuma ser ampliada por feitiços de proteção e escudos, que aguentam ataques capazes de destruir paredes, num geral (a potência desses escudos varia de acordo com o poder do bruxo). Criaturas de nível elevado têm resistência a ataques que poderiam facilmente destruir prédios e algumas são fisicamente invulneráveis, como os dementadores.

Mesmo os bruxos de nível mais baixo são capazes de reagir a ataques mais rápido do que um humano poderia acompanhar. Bruxos de nível mediano podem realizar e reagir a ataques em velocidades relativistas e mesmo na velocidade da luz, projetando e bloqueando raios de luz. Criaturas mais perigosas, pássaros-trovão, possuem velocidade similar à dos bruxos mais experientes e poderosos.


Personagens

Ordem da Fênix

Comensais da Morte

Ministério da Magia