FANDOM

Avatar the Legend of Aang Four Elements.jpg

IntroduçãoEditar

Por volta do século V a.C., na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, o filósofo grego Empédocles analisou a natureza e concluiu que tudo no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água. Essas observações eram consideradas extremamente coerentes na época baseadas em observações. Quando você planta uma árvore (elemento Terra) e rega (elemento Água), ela vai crescer com o tempo. Quando você põe fogo em uma árvore (que até aí é feita de Terra e Água), a fumaça (elemento Ar) é emanada por ela.

Mais tarde, por volta de 350 a.C., o filósofo grego Aristóteles acrescentou que cada um desses elementos tinha um devido lugar e procurava permanecer nele ou encontrá-lo. Em ordem, a Terra ficava embaixo, a Água acima da Terra, o Ar acima da água e o Fogo acima do Ar. A observação que ele usou para isso, é que quando você lança uma pedra na água, a pedra afunda e fica embaixo da água. Quando é soltada uma bolha de ar na água, essa bolha sobe. Quando há um incêndio, as faíscas vão subindo no ar da mesma forma que o ar faz com a água.

Os corpos celestes não obedeciam essa regra por que não eram feitos dos elementos encontrados na Terra. Eles eram feitos de um outro elemento perfeito: o Éter.

Tabela Periódica dos Elementos.jpg

Tabela Periódica dos Elementos segundo a química moderna.

Hoje sabemos que nenhuma dessas teorias procede. As coisas caem por causa da gravidade, e não por que "procuram seu lugar na natureza". O universo não é feito de Éter e sim de átomos. E a química já identificou cerca de 118 elementos na natureza, sendo 88 deles naturais e 30 artificiais. Apesar disso, muitas obras da ficção apresentam esses quatro como os elementos fundamentais da natureza, ao contrário do que diz a química moderna.

Muitas obras incluem também outras grandezas como elementos fundamentais, exemplos dessas incluem a Eletricidade, a Luz, o Magnetismo, o Clima e etc.

AplicaçõesEditar

Leia tambémEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória