FANDOM


Lovecraftian Mythos (Verse)

IntroduçãoEditar

Howard Phillips Lovecraft (1890 - 1937) foi um escritor apaixonado pela ciência e o fantástico enquanto em vida. Nascido em Providence, Rhode Island; o mestre do sobrenatural e horror cósmico - do qual pode ser considerado "pai" - foi o principal responsável por trazer o gênero de ficção fantástica para o século XX e ainda hoje, 76 anos após sua morte, é um dos mais influentes escritores em todo o mundo, sua obra inspira toda forma de arte: Livros, filmes, teatro, banda desenhada, músicas e etc.

Sua "mitologia", vulgarmente chamada por estudiosos de "Mitos de Cthulhu" revolucionou completamente a noção de horror que se tinha até então. Aterrorizou, com a premissa, de que nossas leis, as noções de senso comum - tão arraigadas que tomamos como certas - eram nada para as outras criaturas que habitavam o cosmos, criaturas tão antigas quanto as estrelas, e ainda mais. Assim como a raça humana nada era, sua existência um mero incômodo e seu destino apenas morrer. Morrer no dia em que as estrelas se alinhassem e as criaturas novamente vivessem, embora mortas nunca verdadeiramente estivessem.

Inseriu em suas histórias um ambiente deveras aterrorizante, no qual o horror sentido por seus personagens não é oriundo ou relativo à morte, dor ou mesmo à perda. É simplesmente o medo de saber a verdade insuspeita até então. Disse em um conto por intermédio de seu alter ego:

Só conhecemos as coisas por meio dos cinco sentidos ou de nossas intuições religiosas, razão por que era impossível referir-se a qualquer objeto ou aspecto que não pudesse ser claramente descrito pelas definições sólidas dos fatos ou pelas doutrinas apropriadas da teologia.
Howard Phillips Lovecraft

Tememos o que não conhecemos e Lovecraft sempre adorou o indescritível e inominável. Em uma autodescrição o mestre do horror relata seu apreço em arrematar suas histórias com sons ou suspiros que paralisavam as faculdades de seus heróis, tirando-lhes coragem, palavras ou associações de ideias para relatar o que haviam passado.

Correspondente assíduo, o "discípulo" de Poe atraiu outros escritores com os quais formou o "Círculo de Lovecraft" inicialmente junto à Clark Ashton Smith e Robert E. Howard, dois de seus mais ávidos correspondentes e contribuintes para a constituição de sua "mitologia".

Deixou obras incompletas, como a que trazia o nome do demônio sultão Azatoth, inconcluída devido a sua fraca saúde que acaba por findar sua vida. Lutando contra um câncer no intestino, morreu praticamente como um escritor anônimo, o que viria a mudar alguns anos depois graças aos seus amigos correspondentes que para preservar e divulgar suas obras criaram o selo editorial "Arkham House". O tempo - traiçoeiro quanto a Howard que morre sem escrever sequer um livro - se certifica de uma coisa, o câncer podia levar sua vida, mas não o legado de quem foi Lovecraft, o homem que escrevia sonhos.

StatusEditar

Criadores: Howard Phillips Lovecraft.

Classificação: Contos.

Gêneros: Terror, Ficção Científica.

Supervisores:

EliminatorVenom

CronologiaEditar

A obra de Lovecraft pode ser dividida em ciclos, especificamente 4, os quais são chamados de ciclos de Lovecraft:

  1. Ciclo dos "Mitos de Cthulhu";
  2. Ciclo da Terra dos Sonhos;
  3. Ciclo da ficção científica;
  4. Ciclo do terror.

O primeiro é relacionado ao conjunto de histórias que envolvem o panteão de deuses cósmicos; O segundo à um lugar belo transcedendo os níveis da realidade e acessível quando alguns personagens sonhavam; A terceira como o nome sugere são típicas histórias de terror; A quarta são histórias de ficção cientifica em geral puxando um pouco para o fantástico.

Lovecraft (apesar da co-relação entre as histórias do ciclo de cthulhu e da terra dos sonhos) escreveu diversos contos isolados e em diferentes épocas. Prodígio, começou cedo, registros datam aproximadamente ao ano de 1896 quando escreveu "O nobre mexeriqueiro"; da poesia, o "Cavaleiro de Providence" migrou para a ficção e iniciou as histórias de sua "mitologia" em 1917, ano em que escreveu "Dagon". Seu conto mais famoso, o chamado de Cthulhu, remonta ao ano de 1926 e sua última contribuição literária fora nos anos de 1934/1935, quando escreveu "Sombras fora do tempo", um ano antes de sua morte prematura.

PersonagensEditar

Humanos:

Alienígenas & Entidades Extradimensionais:

Os Grandes Antigos:

Deuses Extraterrestres:

Deuses Antigos:

Outros:

Notas adicionaisEditar

Créditos ao texto introdutório vão para Cleisson Tavares: http://infinityomniverse.blogspot.com.br/2017/11/introducao-howard-philips-lovecraft.html?m=1