FANDOM

Google logo

Onisciente (Oni - do Latim omni, “tudo”; Ciente - do Latim scio, “conhecedor”, “aquele que sabe”; transl.: Aquele que tudo sabe).

Também nomeado

  • Omnisciência

Definição

Onisciência é deter todo o saber, saber tudo que seja cognoscível, incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, possibilidades e etc..

A onisciência é um conceito vastamente aplicado nas artes, como na literatura e em produções cinematográficas, muitas vezes sendo aplicados a um personagem ou narrador da história.

Na maioria das religiões monoteístas esta habilidade extraordinária e não experimentável é tipicamente atribuída a um único Deus supremo, onde o conceito da onisciência se mantêm tradicionalmente como uma verdade absoluta.

Em muitas obras da ficção esse nível não é considerado absoluto ou irrestrito, limitado à saber tudo no universo ou em uma dimensão. Muitos personagens são referidos como oniscientes por deter uma quantidade vasta de conhecimento, portanto assim como a onipotência, uma menção sobre onisciência não necessariamente qualifica o que essa página descreve.

Tipos

  • Quase Onisciência: Uma falsa Onisciência. Para personagens que detém todo o conhecimento apenas sobre determinadas áreas, locais, lugares, realidades, universos ou tempos, e que não sabem de tudo fora dali. Geralmente personagens que personificam um único universo, dimensão e/ou realidade detém todo o conhecimento sobre ele, mas seu conhecimento não avança para outros mundos além dele mesmo.
  • Onisciência: O ser que está completamente ciente de todo o conhecimento cognoscível em todos os mundos existentes, imagináveis, possíveis e impossíveis.

Ver também

Também no FANDOM

Wiki aleatória